terça-feira, 29 de maio de 2012

Primeira Etapa - Roma - Assis - Cortona - Florença




4º DIA 06/09 – ROMA PARA FLORENÇA
Sair bem cedo de Roma em direção a ASSIS ( cerca de 2h 25min)
Visitar:
·        Palazzo Giacobetti;



É um Palácio que pertenceu a famílias nobres de Assis como os Vigilanti e os Brectas. Posteriormente a família Giacobetti comprou o Palácio e o aumentou usando as propriedades adjacentes. Hoje ele abriga uma Pinacoteca e a Biblioteca Comunale di Assis. Possui afrescos pintados pelos tetos das salas.

·        Igreja de Santa Chiara ( Santa Clara);



Um exemplo da arquitectura gótica italiana. Foi construída entre 1257-1265 e contém preciosas pinturas que datam do dia 12 - séculos 14 e o famoso crucifixo venerado por São Francisco em São Damião. O corpo de Santa Clara é preservado na cripta.


·        Catedral di San Rufino;

Catedral, dedicada a San Rufino ( Rufino de Assis ) é uma grande igreja em Assis, que tem sido importante na história da ordem franciscana . Nesta igreja São Francisco de Assis (1182), Santa Clara(1193) e muitos de seus discípulos originais foram batizados. Foi ao ouvir Francisco pregando na igreja em 1209 que Clara tornou-se profundamente tocado pela sua mensagem e percebeu sua vocação.
A impressionante fachada românica que data de 1140 é adornado com três janelas-de-rosa e esculturas simbólicas. O interior foi modificado no século 16, mas ainda há a pia batismal onde São Francisco e Santa Clara foram batizados. A Cappella del Sacramento, o coro de madeira, a cisterna romana, a cripta e o museu são pontos de interesse.
·        Piazza de Comune;



Nesta praça estão o Templo Romano de Minerva ( Museu do Foro Romano) que data do século 1 aC, o Palazzo del Capitano del Popolo, a Torre del Popolo, concluída em 1305, e o Palazzo dei Priori (século 14). O Fórum Romano está localizado abaixo Piazza del Comune e engloba a pavimentação romana original e na base do templo de Minerva.

·        Via S. Francesco
Há a Casa do século 13 do Comacini Maestri, o Oratorio dei Pellegrini (com afrescos do século 15), Palazzo Giacobetti (Vallemani) com a Galeria Municipal de Arte (Pinacoteca Comunale) contendo afrescos de várias escolas, o Frumentario Monte (século 13) e Fonte Oliviera (século 16).


·        Basílica de Santa Maria degli Angeli:

Se impõe pelo tamanho (é o sétimo maior entre as igrejas cristãs), talvez pouco adequada aos ditames de simplicidade franciscana, no entanto, foi necessária para acomodar as massas de peregrinos que visitam Porciúncula a capela original de São Maria dos Anjos, S. Francisco recebeu um presente dos monges beneditinos de Subasio e que se tornou o núcleo do primeiro convento e da Capela do Trânsito, um lugar onde S. Francis morreu 4 de outubro de 1226. 



·        Museu do Foro Romano ( Roman Temple of Minerva);

 O templo remonta ao final do período republicano, ou seja, desde o primeiro século I antes de  Cristo. Foi construído por Gnaeus Quatuorviri Césio e Césio Tito Prisco, mas provavelmente não foi dedicado a Minerva, como se pensava após a descoberta de uma estátua feminina, mas a Hércules, que foi encontrada uma placa votiva. A fachada é surpreendentemente bem-preservada, ainda na condição original, com suas seis colunas caneladas com capitéis coríntios, descansando em plintos, por falta de espaço, estão localizados na escada que leva para o vestíbulo. Em 1539 em sua cela com um plano retangular, foi construída a igreja de S. Maria sopra Minerva, ainda mais modificada em estilo barroco no século XVI.

·        Basílica de São Francisco

A construção da basílica começou logo após a canonização de São Francisco em 1228. Simone di Pucciarello doou o local para a igreja, uma colina a oeste da cidade de Assis, conhecida como Colina do Inferno (onde os criminosos eram mortos). Hoje, o local é conhecido como Colina do Paraíso. A pedra fundamental foi posta pelo Papa Gregório IX, em 17 de Julho de 1228. A igreja foi projetada e supervisionada pelo irmão Elia Bombardone, um dos primeiros seguidores do santo. A basílica inferior foi terminada em 1230.
No dia de Pentecostes, em 25 de Maio de 1230, o corpo de Francisco foi trazido para o local. A construção da basílica superior começou logo após 1239 e foi finalizada em 1253. Sua arquitetura é uma síntese do Românico e do Gótico Italiano. As igrejas foram decoradas pelos maiores artistas daquele tempo, vindos de RomaToscana e Úmbria. A igreja inferior tem afrescos de Cimabue e Giotto; na igreja superior está uma série de afrescos com cenas da vida de São Francisco, também atribuída a Giotto e seus seguidores. A Basílica é administrada pelos Frades Menores Conventuais (OFM Conv.). Os Frades Franciscanos Conventuais são os gardiães dos restos mortais do Santo de Assis.
No dia 26 de setembro de 1997, Assis foi atingida por dois fortes terremotos que danificaram severamente a basílica (parte do teto dela ruiu durante o segundo tremor, destruindo um afresco de Cimabue) que passou dois anos fechada para restauração.
Consulta:
http://www.assisi.com/indexen.htm

Sair em direção a Cortona ( cerca de 1h 10min

CORTONA:

É uma cidade italiana da região da Toscana, província de Arezzo, com cerca de 22.046 habitantes. Foi nesta bela cidade que rodaram as filmagens de “Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun, 2003). Esse filme colocou no mapa esta encantadora cidadezinha e em razão disto Cortona atrai milhares de turistas anualmente. Todo mundo que assiste a ele se apaixona pela cidade, que é igualzinha ao que mostra o longa, com uma exceção: a fonte inventada e colocada no centrinho só como cenário.

Almoçar no Restaurante Tempero (Restaurante de brasileiros)


O roteiro no centro histórico começa a partir de Piazza della Repubblica , a praça principal, onde todas as ruas de leste a oeste e de norte a sul se encontram. Nesta encruzilhada, houve o Fórum, que é a praça principal da época romana.


Dois palácios para vistar na Piazza della Repubblica: o Palazzo del Capitano del Popolo (século 14), a magnífica residência do cardeal Passerini durante o século 16, onde hoje você pode encontrar a estação de correios no piso térreo, e do Palazzo Comunale . Este último, que remonta ao século 12, foi originalmente composta de uma única sala grande para reuniões do Conselho que visa a resolução de questões políticas, culturais e religiosas. O palácio foi ampliado no lado esquerdo, no século 16 com a construção da torre do sino e da escadaria de acesso em massa ao palácio.
Na Piazza della Repubblica você pode entrar Piazza Signorelli , onde você não pode deixar de visitar Palazzo Casali (século 16), que sempre foi considerado o palácio da cultura e é hoje a sede do Museu bela da Academia etrusca e da cidade de Cortona( MAEC), da Academia etrusca e da Biblioteca Pública.


À direita do Palazzo Casali o maravilhoso Teatro Signorelli (século 19) está ofuscando. Este teatro em estilo neoclássico é enriquecido com uma loggia composta por sete galerias. Se você continuar na via Casali, você vai chegar na Piazza del Duomo, onde você pode visitar a Igreja de Santa Maria Assunta, a Catedral (século 15), projetado por Cristofanello e Laparelli. Ele preserva algumas telas por Berrettini e pela escola de Signorelli, bem como os irmãos Venuti 'túmulos, que foram os fundadores da Academia etrusca.
Em frente à Catedral, onde uma vez foi a Igreja del Gesù, você vai ver o Museu Diocesano , que é composta de obras de arte provenientes de igrejas da cidade. Em particular, você não pode perder o "Cristo carregando a cruz" e "Cruz pintada" por Lorenzetti, a "Anunciação", de Fra Angelico e o "Luto sobre o Cristo Morto", de Luca Signorelli. O museu também expõe vestimentas pertencentes ao cardeal Silvio Passerini, bem como cálices e relicários.


Ao descer na Via del Gesù, você começará a Via Lannelli , famosa por algumas casas medievais que são perfeitamente preservadas. As fachadas salientes para a rua e reforçadas por vigas de madeira são muito impressionantes. É possível ver vestígios das antigas casas romanas e etruscas sobre os fundamentos destas casas.
Deixe o centro da cidade através da Porta Santa Maria e margeie as antigas muralhas da cidade etrusca à esquerda. Elas foram construídas no século 5 aC e foram, então, reforçada pelos romanos e por várias restaurações durante a Idade Média e dos períodos modernos. O lado oeste é perfeitamente preservado e é caracterizada pela passagem de dois abrindo apenas etrusca, Porta Bifora (2 º século aC). A bela pavimentação interna da porta da tempestade mostra o caráter cerimonial desta porta de entrada, que foi o ponto de partida do caminho que conduz à necrópole principal helenística da cidade.

Continue junto aos muros da cidade e entre na cidade pela Porta Sant'Agostino. Você vai encontrar na sua frente um arco e uma sala coberta com abóbada de berço e com uma abertura no centro do teto, que provavelmente foi usado no passado como um tanque de armazenamento ou um armazém. Este Arco parece datar entre o segundo e o primeiro século a.C.
Subindo a via Guelfa, você verá à sua esquerda a Igreja de Sant'Agostino, desconsagrada hoje e usado para exposições e concertos, cuja parte mais interessante é o claustro de Sant'Agostino , onde se pode admirar a vida do santo pintada na paredes.
A partir daqui, continue indo para cima e você verá à sua direita o magnífico Palazzo Baldelli (século 15), sede do Hotel San Michele, e em sua fachada a esquerda belo feito de pedra decorado de Palazzo Cristofanello Laparelli , sede do Popolare di Banca Cortona. Via Guelfa leva você diretamente para a Piazza della Repubblica, o fim do nosso itinerário.





Seguir para Florença  (cerca de 1h 30 min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário